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Informação sobre o curso MEDIADORES DE CURSOS EFA
Duração
30.0 horas
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Condições de Inscrição

• Público: Este curso destina-se a Formadores, Mediadores, Estudantes nas áreas sociais e humanas e outros profissionais que desempenham ou pretendam vir a desempenhar funções no âmbito da Educação e Formação de Adultos.

Área de Formação

Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas

Observações

Os cursos de Educação e Formação de Adultos – Cursos EFA – surgem numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida com uma formação centrada em processos de aquisição e validação de competências adquiridas.

Estes cursos dão a possibilidade de adquirir habilitações escolares e/ou competências profissionais, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho.

Reconhece-se, por isso, a necessidade de integração de profissionais qualificados neste processo, sendo essencial a sua formação e preparação para poderem atuarem neste domínio de formação.

Segundo a Portaria n.º 86/2022, de 4 de fevereiro – Capítulo IV, art 13º, para a função do mediador é necessário que os técnicos sejam possuidores de formação específica para o desempenho daquela função ou de experiência relevante em matéria de educação e formação de adultos. É no sentido de dotar os profissionais dessas competências exigidas por lei, que este curso é pensado.

•Público: Este curso destina-se a Formadores, Mediadores, Estudantes nas áreas sociais e humanas e outros profissionais que desempenham ou pretendam vir a desempenhar funções no âmbito da Educação e Formação de Adultos.

Objectivos

Contextualizar a formação centrada na educação de adultos e desenvolver competências e estratégias no âmbito da mediação e coordenação de cursos EFA.

Objectivos Específicos

• Apresentar as políticas e práticas de elevação dos níveis de escolaridade e de qualificação da população adulta em Portugal;
• Reconhecer a importância do Programa Qualifica e respetivos objetivos e metas;
• Caracterizar os Centros Qualifica;
• Conhecer a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional;
• Identificar os principais instrumentos e entidades do Sistema Nacional de Qualificações;
• Nomear os princípios orientadores dos cursos EFA;
• Apresentar os objetivos dos cursos EFA;
• Identificar os destinatários dos cursos EFA;
• Identificar os profissionais que constituem uma equipa técnico-pedagógica de um curso EFA e as suas competências;
• Nomear as entidades que promovem e desenvolvem cursos EFA e as suas competências;
• Apresentar a organização e gestão curricular e as condições de acesso e de frequência a um curso EFA;
• Reconhecer o processo de avaliação e certificação de um curso EFA;
• Reconhecer as condições para o financiamento dos cursos EFA;
• Apresentar os Referenciais de Competências-chave para os Níveis Básico e Secundário;
• Explicar as áreas de competências-chave «Competências Pessoais, Sociais e de Aprendizagem» do Referencial de Competências Chave de Educação e Formação de Adultos para os cursos de nível básico e o Portefólio Reflexivo de Aprendizagens para os cursos de nível secundário;
• Conhecer o perfil papel de um mediador EFA;
• Identificar as funções do mediador EFA;
• Dominar metodologias de mediação;
• Organizar a área CPSA e PRA e perceber o seu funcionamento;
• Conhecer os procedimentos do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO).

Metodologia

O curso foi concebido e organizado para se desenvolver à distância, através de autoaprendizagem e de sessões online, com recurso a uma plataforma de e-learning.

O curso em questão encontra-se dividido por módulos e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning. Além disso, estará sempre disponível, podendo o formando aceder aos seus conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade, não necessitando, por isso, de interromper o seu horário de trabalho normal.
Os módulos do curso são disponibilizados, na sua totalidade, na plataforma e-learning Mestre Clique. Ao formando é, assim, possível frequentar o curso desde o dia em que tem início até ao último dia de formação.
O uso de soluções tecnológicas de e-learning permite que a formação se faça em:
Formação Síncrona (sessões online) através do chat/videoconferência, que se encontra na plataforma e-learning Mestre Clique. Esta modalidade tem a vantagem de se poderem realizar sessões em tempo real, seja qual for o local em que o formando se encontre no momento. Nestas sessões o formando poderá formular todas as questões e esclarecer quaisquer dúvidas com o seu formador e, também, se achar útil, realizar uma aprendizagem colaborativa em grupo, trocando informações e fazendo trabalhos de grupo com outros formandos.
Formação Assíncrona através de e-mail, telefone, fóruns e trabalhos/testes. Esta modalidade facilita ao formando estudar quando e sempre que quer ou precisa, quer esteja no seu local de trabalho ou em sua casa, sem necessidade de se deslocar. O formando fará uma aprendizagem individual através de textos, baterias de exercícios práticos e estudo de casos, podendo, caso necessite, formular questões ao formador (seja por e-mail ou via telefone) e obter o respetivo feedback num curto espaço de tempo.

Conteúdos Programáticos

  • Módulo I – Contextualização dos Cursos de EFA
    Educação de Adultos em Portugal
    Programa Qualifica
    Centros Qualifica
    Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.
    Sistema Nacional de Qualificações

 

  • Módulo II – Enquadramento dos Cursos EFA
    Princípios Orientadores dos Cursos EFA
    Destinatários dos Cursos EFA
    Objetivos dos Cursos EFA

 

  • Módulo III – Características dos Cursos EFA
    Equipa Técnico-Pedagógica
    Entidades Promotoras e Entidades Formadoras
    Organização e Gestão Curricular, Condições de Acesso e de Frequência
    Avaliação e Certificação
    Certificados e Diplomas
    Financiamento
    Prosseguimento de Estudos
    Acesso à Aprendizagem ao Longo da Vida
    Cursos EFA de Nível Básico e de Dupla Certificação
    Cursos EFA de Nível Secundário de Educação e de Dupla Certificação

 

  • Módulo IV – O Mediador EFA
    Perfil e Papel do Mediador EFA
    Funções do Mediador
    Métodos e Técnicas de Mediação
    Orientações para a Prática
    Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e os seus Procedimentos

Apresentação

Os cursos de Educação e Formação de Adultos – Cursos EFA – surgem numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida com uma formação centrada em processos de aquisição e validação de competências adquiridas.

Estes cursos dão a possibilidade de adquirir habilitações escolares e/ou competências profissionais, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho.

Reconhece-se, por isso, a necessidade de integração de profissionais qualificados neste processo, sendo essencial a sua formação e preparação para poderem atuarem neste domínio de formação.

Segundo a Portaria n.º 86/2022, de 4 de fevereiro – Capítulo IV, art 13º, para a função do mediador é necessário que os técnicos sejam possuidores de formação específica para o desempenho daquela função ou de experiência relevante em matéria de educação e formação de adultos. É no sentido de dotar os profissionais dessas competências exigidas por lei, que este curso é pensado.