Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
18
SET

2024
Local de Formação
e-learning
Duração
30 horas
Tipo de Formação
E-learning
Informação sobre a edição do curso Técnico de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências (TORVC)
Duração
30 horas
Formandos Previstos
0
Nível Inicial
Nível 4
Nível Final
Nível 4
Observações

O Programa Qualifica é um programa dirigido aos adultos com percursos de educação e formação incompletos e tem por objetivo melhorar os níveis de qualificação dos adultos, contribuindo para a progressão da qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos.

No âmbito do Programa Qualifica foi criada uma rede nacional de centros especializados para a qualificação de adultos — os Centros Qualifica — que têm ampla cobertura do território nacional e que são promovidos por diversos tipos de entidades.

Estes centros prestam um serviço público individualizado aos adultos, permitindo que em função das características de cada pessoa, do seu passado escolar e profissional e das suas ambições e expectativas, seja definido o percurso de qualificação mais adequado a cada situação concreta, destacando-se o papel que a modalidade de RVCC como oferta interna de um Centro Qualifica.

 

  • Destinatários: Psicólogos, Sociólogos, Educadores Sociais, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.
  • Valor: 120€
  • Data início do curso: IMEDIATO (não há necessidade de constituição de grupo de formação. O formando inicia quando quiser e realiza a formação ao seu ritmo)

 

Formação Profissional Certificada

Acesso a um Certificado de Formação Profissional de acordo com a portaria nº474/2010 emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

 

Objetivos

No final deste curso, os/as formandos/as deverão adquirir conhecimentos teórico-práticos que lhes possibilitem exercer funções, de uma forma mais eficiente e elucidada, de Técnico de ORVC, em Centros Qualifica.

Objetivos Específicos

  • Apresentar as políticas e práticas de elevação dos níveis de escolaridade e de qualificação da população adulta em Portugal;
  • Reconhecer a importância do Programa Qualifica e respetivos objetivos e metas;
  • Conhecer a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional;
  • Identificar os principais instrumentos e entidades do Sistema Nacional de Qualificações;
  • Caracterizar os Centros Qualifica;
  • Definir quais as etapas de intervenção de um Centro Qualifica;
  • Especificar os instrumentos a utilizar em cada etapa;
  • Identificar as metodologias aplicadas nas várias etapas.

Conteúdos Programáticos

  • Módulo I – Aprendizagem ao longo da Vida

Educação de Adultos em Portugal
Programa Qualifica
Centros Qualifica

- Princípios Orientadores
- Destinatários
- Objetivos

- Equipa Técnico-Pedagógica

Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.
Sistema Nacional de Qualificações

 

  • Módulo II – Acolhimento

Enquadramento - Centros Qualifica

Objetivos e Atividades da etapa de Acolhimento

 

  • Módulo III – Diagnóstico

Objetivos e Atividades da etapa de Diagnóstico

- Construção do Portefólio de Desenvolvimento Vocacional

- Informação e Orientação

  • Módulo IV – Encaminhamento

Objetivos e Atividades da etapa de Encaminhamento

- Plano Individual de Encaminhamento

Articulação entre o processo de Orientação e o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

 

  • Módulo V – Formação Complementar

Formação Complementar Interna

Formação Complementar Externa

 

  • Módulo VI – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

Condições de acesso ao processo de RVCC escolar e profissional

Os Referenciais de Competências-Chave: estrutura e organização

Articulação entre a Abordagem (Auto)Biográfica e o Referencial de Competências-Chave

Portefólio

Organização da fase de reconhecimento de competências

 

  • Módulo VII – Certificação de Competências

Validação de competências

Condições de validação

Registo da Sessão de Validação no SIGO

Certificação de competências

Preparação para o júri de certificação

 

  • Módulo VIII – Júri de Certificação, certificados e diplomas

Sessão de Júri de Certificação (prova)

Certificados e Diplomas

Apresentação

O curso foi concebido e organizado para se desenvolver à distância, através de autoaprendizagem e de sessões online, com recurso a uma plataforma de e-learning.

O curso em questão encontra-se dividido por módulos e está de acordo com as especificações e os standards de e-learning. Além disso, estará sempre disponível, podendo o formando aceder aos seus conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade, não necessitando, por isso, de interromper o seu horário de trabalho normal.

Os módulos do curso são disponibilizados, na sua totalidade, na plataforma e-learning Mestre Clique. Ao formando é, assim, possível frequentar o curso desde o dia em que tem início até ao último dia de formação.

O uso de soluções tecnológicas de e-learning permite que a formação se faça em:
• Formação Síncrona (sessões online) através do chat/videoconferência, que se encontra na plataforma e-learning Mestre Clique. Esta modalidade tem a vantagem de se poderem realizar sessões em tempo real, seja qual for o local em que o formando se encontre no momento. Nestas sessões o formando poderá formular todas as questões e esclarecer quaisquer dúvidas com o seu formador e, também, se achar útil, realizar uma aprendizagem colaborativa em grupo, trocando informações e fazendo trabalhos de grupo com outros formandos.
Formação Assíncrona através de e-mail, telefone, fóruns e trabalhos/testes. Esta modalidade facilita ao formando estudar quando e sempre que quer ou precisa, quer esteja no seu local de trabalho ou em sua casa, sem necessidade de se deslocar. O formando fará uma aprendizagem individual através de textos, baterias de exercícios práticos e estudo de casos, podendo, caso necessite, formular questões ao formador (seja por e-mail ou via telefone) e obter o respetivo feedback num curto espaço de tempo.